2.7.13

Resposta de Luis Fazenda do "BE" à carta aberta do PAN sobre a realização de eventos tauromáquicos no município de Sintra

No passado dia 28 de Junho, o PAN Sintra recebeu a primeira resposta à carta aberta que enviou a questionar os restantes candidatos à Câmara Municipal de Sintra quanto à sua posição em relação aos eventos tauromáquicos.
É com grande satisfação que verificamos que há, pelo menos, mais um candidato que se revê na nossa posição e que se afirma publicamente contra os eventos tauromáquicos e a favor do bem-estar animal. 
O candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Sintra considera, como nós, que a evolução da sociedade passa pela cessação destas práticas. 
Aqui fica a resposta que recebemos e que o candidato nos autorizou a publicar:

                         


"Caros Senhores/as

Registamos a recepção da vossa comunicação de 21 do corrente, sobre a realização de um evento taurino em Pêro Pinheiro.

A posição do Bloco de Esquerda de Sintra sobre os direitos dos animais e, em particular, a nossa oposição à realização deste tipo de eventos é pública e conhecida no concelho.

No passado recente demos um contributo decisivo para reforçar e melhorar o Regulamento de Bem-estar Animal do Concelho de Sintra, documento que trouxe muitos aspectos inovadores e que tem vindo a ser elogiado por diferentes associações ambientalistas e de defesa dos direitos dos animais.

Entre as regras inscritas neste regulamento, existe uma que foi por nós proposta e que  muito nos orgulha: a recusa da autarquia em dar qualquer apoio a eventos que contribuam para o sofrimento animal.  

Tal regra abriu um tempo de mudança no nosso país: sem chocar com a lei que permite realização de touradas e que a autarquia não poderia contrariar por via de um regulamento, conseguiu intimidar os defensores do sofrimento animal e foi percursora de outras tomadas de posição semelhantes.

Infelizmente, foi o próprio Executivo de Seara e Marco Almeida quem mais contribuiu para o atropelo da regra, contando sempre com a oposição firme do Bloco de Sintra, que sempre se bateu pelo cumprimento integral do regulamento.  

Em Sintra, o nosso compromisso com os direitos dos animais vem de longe e, dentro da nossa liberdade de actuação política, não deixaremos de lutar por ele.

Sem outro assunto de momento,
Endereçamos os nossos melhores cumprimentos

Luís Fazenda
BLOCO DE ESQUERDA SINTRA"