29.6.13

Comunicado sobre a garraiada agendada para o dia 29 de Junho em Mem Martins

O PAN Sintra e o seu candidato à Câmara Municipal de Sintra Nuno Azevedo pretendem demonstrar a sua posição relativamente à garraiada marcada para dia 29 de Junho em Mem Martins.
Por diversas vezes, o PAN já demonstrou a sua discordância total por práticas como a que está aqui em questão, que utilizam os animais de forma cruel e egoísta para divertimento humano. O PAN Sintra e o seu candidato, Nuno Azevedo, já o disseram e voltam a repetir que o sofrimento destes animais não pode ser justificado pelo mero desejo de alguns de se regozijarem com a crueldade dos maus tratos que lhes infligem.
Vivemos numa altura em que a Ciência já evoluiu ao ponto de não haver dúvidas que os animais são seres sencientes (isto é, têm capacidade de sentir dor e prazer). Logo, não há justificação para que práticas bárbaras e antiquadas como estas se mantenham nos dias de hoje. Se queremos que a nossa sociedade evolua, temos de nos opor, todos, em conjunto, a práticas ditas de "entretenimento" como estas.
A exclusão de actividades deste tipo do Município de Sintra só beneficiará todos: animais humanos e não humanos, uma vez que, embora as principais vítimas destas práticas sejam os touros, sabemos que quem as promove e nelas participa, por vezes, também sai lesado. Além disso, a mensagem que passa para as gerações mais jovens quando vêm as gerações mais velhas a incentivar este tipo de actividades é uma mensagem de violência e de desrespeito pelo bem-estar daqueles que nos rodeiam.

Esta garraiada em particular encontra-se agendada no âmbito do 30º Festival de Folclore de Algueirão, pelo que sugerimos a quem participe nos festejos ou que vá assistir à actuação dos ranchos folclóricos que se retire na altura da realização da garraiada (à noite), como forma de protesto, contra uma iniciativa que, para além de provocar sofrimento físico aos animais, que são alvo de maus tratos pelos participantes que se encontram, muitas vezes ébrios, também provoca um imenso sofrimento psicológico, uma vez que os animais são sujeitos ao enorme stress de terem dezenas de pessoas a gritar à sua volta, atacando-os de diversas formas, num local com luzes às quais nunca antes foram sujeitos.

Por todas estas razões, apelamos, mais uma vez, a que todos os munícipes de Sintra se mobilizem contra a prática destas iniciativas, não presenciando estas festas, não estando do lado destas práticas e não aprovando racionalmente estas tradições e práticas, que só podemos classificar como medievais.

Conselho Local de Sintra do PAN - Partido pelos Animais e pela Natureza e seu candidato à Câmara Municipal Nuno Azevedo