29.6.13

Comunicado sobre a realização de uma corrida de touros no âmbito da Feira Anual de S. Pedro em Torres Vedras

Embora não se trate de uma localidade do Município de Sintra, o PAN vem, por este meio, condenar a corrida de touros cuja realização está prevista para dia 29 de Junho em Torres Vedras, no âmbito da Feira Anual de S. Pedro.
Ainda que a receita gerada pelo espetáculo reverta a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, o PAN considera injustificado o recurso a este meio de angariação de fundos, na medida em que promove um degradante espetáculo de violência contra touros e cavalos, não os respeitando na sua dignidade de seres vivos sencientes, capazes de sentir dor e emoções, tal como nós, animais humanos.
Tal espetáculo também ofende a dignidade de todos os envolvidos, fazendo rebaixar o Homem a comportamentos que o afastam do progresso civilizacional, dos direitos e da harmonia entre espécies.
A cidade de Torres Vedras não possui tradição tauromáquica. A tauromaquia não representa a população torriense, que certamente não se revê nestas práticas de sofrimento gratuito, que conferem a imagem de um concelho atrasado e retrógrado.
O PAN considera que existem formas salutares e de espírito positivo para angariação de fundos para qualquer tipo de instituição de apoio à comunidade. Na medida do possível, o PAN propõe-se a ajudar a encontrar essas formas de angariação de fundos.
Apelamos, portanto, a toda a sociedade torriense, agentes sociais, económicos e políticos, com principal destaque para a Assembleia Municipal, para que encare a possibilidade de interditar a realização de eventos tauromáquicos, num futuro próximo. Assim, Torres Vedras tornar-se-á um concelho mais harmonioso, mais humano e com mais valor.      

Conselho Local de Sintra do PAN - Partido pelos Animais e pela Natureza