11.7.10

Vacada na localidade de Almargem do Bispo

No dia 9 de Julho de 2010, teve lugar, a partir das 22 horas, uma vacada na localidade de Almargem do Bispo, concelho de Sintra, como infelizmente tem vindo a tornar-se um hábito nesta zona com o desenrolar do Verão.

O evento consistiu na lide de características populares de quatro animais em estado físico visivelmente degradado.

Os membros do núcleo de Sintra do Partido Pelos Animais (PPA) que estiveram presentes no local tiveram a oportunidade de observar e documentar fotograficamente a presença no evento de muitas crianças, incluindo crianças de colo. Algumas das crianças de mais idade participaram mesmo em pegas de cara a alguns dos animais.

Os membros do núcleo de Sintra puderam também constatar o modo abusivo e injustificável de maus tratos aos animais, desde palmadas e pontapés e puxões violentos das caudas. O último animal foi retirado do veículo de transporte mediante pontapés.

O núcleo de Sintra do PPA chama mais uma vez a atenção para o artigo 1.º do Regulamento de Animais do Município de Sintra, onde se pode ler: “O Município de Sintra reconhece a importância dos Direitos dos Animais consagrados na Declaração Universal dos Direitos dos Animais, proclamada pela UNESCO em sessão realizada em Bruxelas em 27 de Janeiro de 1978.”

O PPA gostaria também de relembrar ser sua convicção que a presença de crianças neste tipo de acontecimento, mais do que actos inconsiderados e inconscientes, faz parte de uma estratégia informal que pretende assegurar a perpetuação de espectáculos onde são utilizados touros e outros bovinos, no sentido em que a presença das crianças nos mesmos promove a longo prazo a insensibilização das mesmas para a realidade do sofrimento animal.

Sintra, 11 de Julho de 2010