23.7.13

Uma proposta e Um Futuro para a Democracia em Sintra



No passado dia 17 de Julho o candidato do PAN à Camara Municipal de Sintra Nuno Azevedo, teve a possibilidade de se reunir com a Dínamo para esclarecer a sua posição no contexto do desafio criado pelo site desta associação (http://eleicoes2013.dinamo.pt/) cujo o tema é "Uma proposta de agenda para a Juventude em Sintra 2013-17". Sérgio Xavier da direcção da Dínamo acolheu a nossa chegada nas instalações da KCidade na Tapada das Mercês, local este provisório, como muitos outros que esta associação teve até agora, já que nunca foi cedido pela parte da Câmara de Sintra um espaço direccionado às actividades desta Associação com 7 anos. O site da Dínamo demonstra um trabalho extensivo e intenso que é transversal na questão da participação dos jovens na Democracia em Sintra, e resulta do trabalho de campo e com directivas Europeias, no terreno da Juventude de Sintra nos últimos 7 anos: 

"Foram fundamentais no desenvolvimento desta proposta:
- o importante contributo da Rede Participação Juvenil de Sintra através da sua Carta de Recomendações de 3 de Março de 2012;
- os dados relativos ao processo do levantamento de necessidades dos jovens de Sintra, presentemente na sua fase final."

Foi possível a Nuno Azevedo entender ainda mais profundamente, e com grande rigor, a credibilidade deste projecto/desafio, e que é talvez um dos maiores, senão o maior desafio que alguma vez foi feito em Sintra em prol dos jovens: de que forma podem e devem os jovens ter acesso a estruturas, a capacitações, e a uma coerente e real participação na construção de uma melhor sociedade, gozando ao mesmo tempo dos seus plenos direitos? Rapidamente se conclui, pelo documento da Dínamo que este desafio é transversal a todos os candidatos para as autárquicas, e que não se resume nem se limita a estas autárquicas. É um documento para ser levado muito a sério pelas instituições que têm competências e responsabilidades nesta área em Sintra, principalmente a Camara e Escolas mas não só, e muito prometedor ao mesmo tempo não se limitando à percepção da camada jovem. Este documento fornece recomendações no sentido de colocar o jovem em conta como um ser pensante e participativo, formal e informal, na sociedade de agora, mas também numa futura sociedade que irá ser beneficiada pelas competências adquiridas em temas e realidades que a escola formalmente não consegue abranger pelos seus meios tradicionais e limitadores.

É por isso fácil de concluir que o Concelho de Sintra não tem levado este tema a sério suficiente, não sentindo o pulsar da mudança, da energia positiva dos jovens, e das suas capacidades, e não tem conseguido adaptar-se às necessidades de mudança e mantém-se em profunda estagnação nesta matéria, com os resultados à vista com os quais todos sabemos que o Concelho de Sintra sobrevive nos últimos 12 anos. As limitações que os jovens de Sintra atravessam devido a esta falta de acolhimento e aos programas e instrumentos que deveriam estar a ser operacionalizados em função da sua participação, que inclusivé estão definidos por lei como a "Casa da Juventude", "Conselho Municipal da Juventude", "Orçamento destinado à Juventude" por exemplo, ou não estão a ser aplicados, ou simplesmente não merecem a consideração séria dos orgãos da Câmara de Sintra. O candidato do PAN lamenta que assim seja, porque está em causa uma regeneração de participação, uma correcta leitura dos indicadores e instrumentos que a democracia devia observar e sinalizar para inspirar os jovens, e infelizmente, a realidade é traída pela diminuição do contacto e da participação do poder local, e continua a ser alimentada por um conjunto de políticos e políticas que não querem a mudança.

O documento da Dínamo foi analisado pelo Conselho Local de Sintra do PAN, e será inspirador de propostas que brevemente vão ser conhecidas no programa eleitoral para estas autárquicas, e que Nuno Azevedo partilha na visão de mudança pela participação. O PAN - Partido pelos Animais e pela Natureza acolhe o conhecimento de quem pondera construir um futuro mais brilhante para Sintra como é o caso deste documento da Dínamo. E este documento e recomendações, não estão apenas brilhantes, são uma das luzes ao fundo do túnel que poderá tornar Sintra um território e as suas famílias, mais empenhadas, mais felizes, apostando fortemente no presente, para colher frutos no futuro. Os Jovens prometem e cabe a Sintra dar-lhes as raízes, e depois as Asas. Vamos abraçar todos um futuro melhor por Sintra, alterando a forma como vivemos o presente com a Juventude. Obrigado Dínamo.