16.5.13

Não a um aeroporto "low cost" em Sintra



Comunicado relativo à possibilidade de criação de um aeroporto civil em Sintra

O PAN Sintra considera que não pode ser a favor da construção e funcionamento de um aeroporto civil em Sintra.

Este projecto de aeroporto seria desenvolvido na actual Base Aérea nº 1, localizada na Granja do Marquês, em Pêro Pinheiro, próximo da Serra de Sintra.

O funcionamento daquela base como aeroporto civil traria, de facto, inúmeros e avultados problemas.

Antes de mais, não podemos ignorar, que a cerca de 1,5 km do local onde se encontra a Base Aérea nº 1, situa-se a freguesia mais populosa da Europa (Algueirão-Mem Martins), com cerca de 70.000 habitantes. Desta forma, o funcionamento do aeroporto civil, tratar-se-ia de um verdadeiro problema de saúde pública. Isto, porque as emissões de CO2 e outros gases que provocam efeito de estufa, como o dióxido de nitrogénio e óxido nítrico, que adviriam do tráfego aéreo e, principalmente, dos levantamentos das aeronaves (que se sabem ser os segundos mais poluentes da actividade do avião), seriam de avultadas quantidades e provocariam, necessariamente, poluição atmosférica que prejudicaria, em primeiro lugar e principalmente, a população envolvente. Outra questão para a qual queremos chamar a atenção é para a poluição sonora que as mesmas aeronaves provocariam: os aviões emitem cerca de 130 decibéis, o que é considerado pela Organização Mundial de Saúde altamente prejudicial para a saúde, pois a partir de 85 decibéis já considera um problema de saúde pública, por danificar o aparelho auditivo. O limite saudável estabelecido pela mesma Organização é de 55 decibéis.

Para além destes problemas para a saúde humana, é necessário referir e não esquecer que essas mesmas poluições sonora e atmosférica provocariam, a médio prazo, a degradação da fauna e flora residentes no Parque Natural de Sintra-Cascais, que se encontra situado a cerca de 2 km da Base Aérea em questão. De entre as inúmeras espécies animais e vegetais que existem neste Parque, uma que decerto sairia altamente prejudicada, seria a dos morcegos, seres altamente sensíveis ao ruído e que são de extrema importância para o equilíbrio da biodiversidade daquele ecossistema.

A biodiversidade permite que nós, seres humanos, também existamos. Ao destruí-la à nossa volta, estaremos a destruir-nos, também, a médio/longo prazo.

A acrescer a todos estes graves problemas, o PAN Sintra considera que, existindo já o comboio (eléctrico), a ligar Sintra a Lisboa e, sendo este o transporte público menos poluente movido a combustíveis e demorando cerca de 40 minutos a realizar essa ligação, não se vislumbra necessária a existência de um aeroporto civil em Sintra.

Não podemos nunca esquecer, ainda, que nos encontramos numa altura de crise económico-financeira grave e que, por isso, não é sensato despender quaisquer dinheiros públicos em projectos que tragam grandes custos para as populações, havendo muitas outras formas de promover o turismo e a criação de empregos no Concelho de Sintra.

Conselho Local de Sintra do Partido pelos Animais e pela Natureza,
14 de Maio de 2013