18.9.10

Venha conhecer o Abrigo do Jumento


A Associação para a Preservação do Burro – Burricadas e o Núcleo de Sintra do Partido pelos Animais e pela Natureza têm o prazer de o convidar para uma visita ao Abrigo do Jumento, um santuário animal dedicado ao salvamento, acolhimento e dignificação do burro, espécie ameaçada em Portugal, no dia 25 de Setembro de 2010 (sábado).

PROGRAMA

- 10.00: chegada dos participantes e passeio por um dos trilhos da região
- 13.30: almoço - piquenique vegetariano
- 15.00: visita ao Abrigo do Jumento

(o programa tem final previsto para as 17.00)

A fim de preservar o bem-estar dos animais e o correcto decorrer da visita, o número máximo de participantes não deve exceder as 30 pessoas.

Contribuição: 5 euros – Pagamento no local que reverte na totalidade para Associação

Inscrição para e-mail – burricadas@sapo.pt – será enviado um croqui com indicações para chegar até às instalações do Abrigo do Jumento com a confirmação da inscrição.

Nota: a comida para o piquenique é trazida por cada pessoa

Contacto telefónico – 96 5462296

--------------------------------------------------------------------------------------

A Associação para a Preservação do Burro – Burricadas é uma associação sem fins lucrativos, criada em Março de 2007, com o objectivo de divulgar e preservar o burro em Portugal.
Fruto da sua experiência em organizações de defesa animal e ambiental e como guia turístico de natureza, Diogo Pimenta sonhou criar um projecto de cariz ambiental que tivesse como missão a preservação de uma espécie ameaçada e de animais desprotegidos, e ao mesmo tempo sensibilizar as pessoas para a protecção de valores ambientais e culturais.
Por viver numa zona em que o burro está fortemente ligado às tradições e cultura locais, e porque pelo desaparecimento da estrutura rural tradicional este ter vindo a desaparecer, a escolha de um projecto para proteger aquele animal foi tomada.
Com a entrada da Maria Manuel para o projecto, com experiência em equídeos e fortemente empenhada no salvamento de animais maltratados, o trabalho da Associação direccionou-se decisivamente para o projecto Abrigo do Jumento, um santuário que tem como missão salvar ou acolher e dignificar burros maltratados, velhos ou rejeitados.
Como projecto completo que pretende ser, o trabalho da Associação não se limita a proteger esta espécie ameaçada em Portugal. As suas actividades incluem passeios de cariz ambiental, visitas abertas ao público e várias iniciativas com público em idade escolar. Por ser vista por muitos também como uma associação de âmbito cultural, fomenta, divulga e promove o artesanato e diversos produtos apícolas da região.
Como quase todas as organizações de defesa animal, a Associação confronta-se diariamente com dificuldades de todo o tipo (falta de apoios, escassez financeira), agravadas pelo facto de trabalhar com animais de grande porte (instalações para os animais, espaço para armazenar grandes quantidades de feno e ração, transporte) e para os quais existem poucos veterinários e especialistas.
A Associação não recebe qualquer tipo de subsídio ou apoio financeiro estatal. Todas as receitas do projecto provêm apenas de donativos e da realização de actividades e eventos.

Assim, duas entidades unem-se agora para promover o projecto Abrigo do Jumento, o seu trabalho de protecção e preservação do burro e contribuindo ao mesmo tempo para a angariação de tão necessários fundos.