14.8.10

Grande Rota “Caminho do Atlântico” (GR11/E9)


Alguns elementos do Núcleo de Sintra do Partido Pelos Animais percorreram no passado dia 8 de Agosto de 2010 a extensão da Grande Rota “Caminho do Atlântico” (GR11/E9) entre o Cabo da Roca e São João das Lampas.
O percurso é, de uma forma geral, sem dúvida merecedor da reputação de que goza. Mas o Núcleo de Sintra não pôde deixar de constatar algumas falhas no que diz respeito à sinalização e manutenção da mesma e ao deficiente estado de conservação de um troço em particular.
No troço entre a praia Grande e a praia das Maçãs a sinalização encontra-se, de uma forma geral, em muito mau estado de conservação. Nalguns casos, das duas cores que constituem as indicações apenas uma é visível.
As ditas deficiências são especialmente graves no troço entre a praia do Magoito e a aldeia do Magoito, onde o percurso segue paralelo a um leito de riacho e onde a profusão de silvas e
vegetação densa torna o percurso bastante penoso. Numa determinada zona, onde é necessário atravessar o leito do riacho, a única indicação existente é extremamente difícil de encontrar, tendo inclusivamente levado os participantes na caminhada a concluir que teriam cometido algum erro no percurso, ideia reforçada pelo fact
o de, nas várias dezenas de metros que antecedem essa zona, não existir qualquer outra sinalização.
Quase a chegar a São João das Lampas é notória a pobreza da sinalização, encontrando-se a pouca que existe vandalizada, tornando impossível, sem outro meio de orientação, a correcta continuação do percurso.
Em pleno período estival, quando este tipo de actividades é mais procurado, é lamentável que a Câmara Municipal de Sintra não tenha a preocupação de manter em condições minimamente aceitáveis os percursos pedestres que ela própria publicita.


Ausência de marcação por vandalismo.

Falta de marcação, manutenção e limpeza do caminho.