12.11.09

Notícias








Há mais desemprego à vista no concelho de Sintra, já que duas empresas correm o risco de fechar e deixar na rua mais de 300 trabalhadores. O jornalista João Rosário apresenta-nos as empresas em causa, a VZM, do sector da construção, e a PARALUX, iluminação, são ambas do Cacém e atravessam a mesma situação de insolvência.



Nove homens foram detidos por posse de armas proibidas e tráfico de droga junto a escolas, numa operação que decorreu de domingo a terça-feira, na zona de Sintra, revelou hoje a GNR.
De acordo com a GNR, os homens, com idades entre os 20 e os 45 anos, foram detidos em Montalvar e Cacém, após investigações que decorriam há um ano.
Os detidos dedicavam-se à venda directa de droga junto de escolas e zonas de lazer, «situação que vinha provocando alguma insegurança e alarme social».
«Foram ainda constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência outros dois indivíduos, com 23 e 26 de idade, por fundada suspeita de tráfico de droga», acrescentou a GNR.
Segundo as autoridades, os detidos «são suspeitos da prática continuada dos crimes de tráfico de estupefacientes, receptação e posse de armas ilegais» e estendiam a sua actividade pela zona de Sintra, Portela de Sintra, Mem Martins e Cacém, locais onde alguns deles residiam.
Um deles tem antecedentes criminais por uso e porte de arma ilegal e roubo.



Ao chegar junto do acesso ao IC19, Mónica Mendes Pinheiro comenta: "Nem foi muito mau. Há mais trânsito à sexta-feira e em dias de chuva". A investigadora, de 41 anos, gastou oito minutos para atravessar Algueirão-Mem Martins até ao movimentado itinerário que liga Lisboa a Sintra. A maioria dos automobilistas prefere conviver com o caos diário a pagar as portagens da nova Auto-Estrada 16. continua........................




Robert Enke morreu, colhido por um comboio quando se encontrava no interior do seu carro, nos arredores de Hannover, na Alemanha. As circunstâncias do acidente ainda estão por apurar, mas a polícia já veio dizer que "há fortes indícios de suicídio". O antigo guarda-redes do Benfica, de 32 anos, deixa mulher e uma filha adoptiva de oito meses, três anos depois de ter perdido a única filha biológica, Lara, devido a complicações cardíacas.
A notícia da morte de Enke, que alinhava no Hannover, caiu como uma bomba na Bundesliga, dias após o seleccionador germânico, Joachim Löw, ter garantido a sua titularidade no Mundial 2010. O mesmo aconteceu em Sintra, onde o guardião viveu durante os três anos em que representou os encarnados (1999-2002). Enke e a sua mulher, Theresa, eram conhecidos pelo carinho que nutriam pelos animais – acolheram mais de uma dezena de cães abandonados. A tragédia da morte da filha, Lara, de dois anos, em 2006, já tinha abalado a população de Sintra. A criança sofria de um problema cardíaco, conhecido por síndrome do coração hipoplásico, e não sobreviveu a uma operação aos ouvidos.
A polícia inclinava-se ontem para a tese de suicídio, pela forma como o corpo de Enke foi encontrado na passagem de nível de Neustadtam Ruebenberge, perto de Hannover. O jogador tinha recuperado de uma infecção intestinal que o afastou nove semanas dos relvados.