23.11.09

Notícias no Município








As autoridades judiciais aceitaram o pedido de insolvência solicitado pela administração da Paralux, que levará ao desemprego cerca de 80 trabalhadores. Em risco estão mais 70 postos de trabalho da Serlux, cujo processo de insolvência se encontra em curso. Para o Sector de Empresas de Sintra do PCP, em comunicado de dia 11, é fundamental que os trabalhadores destas duas empresas «se mobilizem e lutem em defesa dos seus postos de trabalho». Na opinião dos comunistas, o concelho de Sintra vai ressentir-se destes 150 despedimentos, que se juntam às centenas de outros, «configurando uma grave e dramática situação social».
No comunicado, o PCP reafirma a sua exigência de aplicação de uma política que «reforce o investimento no sector produtivo, de forma a propiciar o crescimento económico» e que crie uma «linha de apoio a todos os trabalhadores que se encontrem no desemprego», acabando com a exclusão de milhares de desempregados do respectivo subsídio. Para o PCP, é também necessário revogar o Código do Trabalho, «visto que é ele o responsável pelo aumento da precarização do trabalho em Portugal».




A Polícia Judiciária deteve quinta-feira dois homens suspeitos de terem morto, individualmente e em situações distintas, uma mulher de 61 anos e um homem de 79 no concelho de Sintra.
Segundo um comunicado daquela força de segurança, um dos detidos, de 25 anos, terá morto a mulher na passada segunda-feira com uma faca de cozinha com «grande violência», depois de ter entrado na sua residência com o intuito de roubar artigos em ouro.
O outro suspeito, de 58 anos, está indiciado pelo homicídio de um idoso a 24 de Agosto.
«Na origem deste crime estiveram divergências com a vítima e um familiar seu, tendo-lhe o detido provocado a morte com murros e pontapés», refere a Polícia Judiciária.
Os detidos serão ouvidos hoje em primeiro interrogatório judicial, não se conhecendo ainda as medidas de coacção aplicadas.



O agressor tinha conflitos com o patrão e quis ajustar contas. Matou o pai de quem queria agredir. Vai apresentar-se diariamente na esquadra.
Com murros e pontapés. Foi desta forma que um homem de 58 anos matou outro, de 79, a 24 de Agosto, em Queluz (concelho de Sintra). O agressor, que matou o pai do indivíduo que na realidade pretendia agredir, foi detido na quinta-feira pela Polícia Judiciária (PJ) e, após ter sido presente ontem a tribunal, foi-lhe aplicada a medida de coacção de apresentações diárias na esquadra da sua residência.
Ao DN, fonte da PJ disse que o detido tinha uma relação conflituosa com o filho da vítima, para quem trabalhava. "Havia conflitos laborais entre os dois que estavam a ser resolvidos em tribunal"; referiu a fonte, adiantando que, insatisfeito com o rumo dos acontecimentos, terá tentado resolver o problema pelas próprias mãos.
O agora detido deslocou-se a casa do seu ex-patrão, mas em vez deste foi o seu pai (que mora com ele) quem veio à porta. Os murros e pontapés que estavam reservados para o filho foram dados no pai, um homem com problemas de saúde que andava de bengala e cuja resistência física não lhe permitiu sobreviver à violenta agressão. "A vítima ficou no chão e foi levada para o hospital, onde acabou por morrer na sequência das lesões". A pena aplicada dever-se-à ao facto do homem não ter cadastro, e da agressão, muito provavelmente, não ter por fim matar.




A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) admite como localizações possíveis para a futura escola de formação as hipóteses avançadas este sábado pelo secretário de Estado da Juventude e Desporto, que apontou Lamego, ou por José Eduardo Bettencourt, que sugeriu a Casa da Selecções.
"Seriam as duas boas hipóteses", admitiu à Lusa Luís Guilherme, presidente da APAF, reconhecendo que "os árbitros aproveitarão todas as estruturas que sejam postas à sua disposição e que possam servir a formação da arbitragem em Portugal".
"A Casa das Selecções, que irá ser feita no concelho de Sintra, é um projecto antigo, que na sua orientação permite que os árbitros possam aproveitar aquilo como centro de formação", adianta aquele responsável.
Porém, "ainda nem sequer foi lançada a primeira pedra, o que poderá fazer com que essa solução tarde muito", explica Luís Guilherme, à margem do I Congresso Internacional de Arbitragem.
"No Centro de Lamego já está a decorrer a obra e estará concluída num mais curto espaço de tempo" mas, em contrapartida, frisa, "fica mais distante em relação a alguns pontos do país".
Independentemente da localização, Luís Guilherme defende que a formação dos árbitros terá que avançar, já que "o investimento na estrutura formativa da arbitragem é fundamental para melhorar o desempenho dos árbitros".
"Sem um estrutura profissional, que englobe dirigentes e formadores, é muito difícil melhorarmos os níveis que temos actualmente", acrescenta o presidente da APAF, lamentando que "os jovens se afastem cada vez mais da arbitragem, sobretudo por falta de condições para o desenvolvimento do seu percurso".
A escassez de árbitros é sentida sobretudo no distrito de Leiria onde "muitos jogos ficam sem árbitros", a realidade que "a cada ano que passa se estende a mais regiões do país".
Se isto não for invertido, vai chegar a uma altura que será incomportável e muitos campeonatos vão parar", alertou Luís Guilherme, no dia em que o presidente da Comissão de Arbitragem da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Vítor Pereira, voltou a apresentar o projecto-piloto para a profissionalização do sector.




A PSP anunciou hoje a detenção, em Algueirão, Mem-Martins, de dois jovens, de 18 e 19 anos, suspeitos de furto de uma viatura, tendo recuperado três carros e diverso material roubado