18.11.09

Noticias no Município






FESTIVAL INTERNACIONAL DE MARIONETAS DE SINTRA

Sintra é o grande palco da segunda edição do Festival Internacional de Marionetas de Sintra (FIMS), que se realiza de 22 de Novembro a 19 de Dezembro, no Auditório António Silva, no Cacém.
Esta iniciativa pretende a curto prazo, marcar um território singular no calendário do teatro de marionetas em Portugal e, a médio prazo, caminhar no sentido de estruturar o Festival Internacional de Marionetas de Sintra tanto a nível nacional como europeu.




As iluminações de Natal vão encher de luz o Centro Histórico e a Vila de Sintra. No próximo dia 27 de Novembro, pelas 18H00 o Presidente da Câmara de Sintra, Fernando Seara, vai acender as cerca de 330 mil de luzes que enfeitam as ruas da vila. Até ao próximo dia 7 de Janeiro, Sintra vai estar verdadeiramente mágica.
O Largo do Palácio da Vila, bem no Centro Histórico, está “coroado” com uma enorme árvore de Natal, com 15 metros de altura, 6 metros de diâmetro, 4 toneladas e mais de 5 mil lâmpadas. A Câmara Municipal de Sintra fez questão de vestir a preceito a Vila Património Mundial para assinalar e comemorar o Natal, pretendendo que o espírito natalício invada todo o concelho. Desta forma, as freguesias de Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim estão iluminadas até ao próximo dia 7 de Janeiro, entre as 06h30 e as 09h00 e as 17h00 e a 01h00. Na véspera de Natal e Ano Novo, bem como nos referidos feriados, as iluminações manter-se-ão ligadas toda a noite.
Paços do Concelho, Museu de Arte Moderna, Centro Cultural Olga Cadaval, Biblioteca Municipal de Sintra, Palácio Valenças, Edifício do Turismo, Fonte Mourisca, Museu do Brinquedo, Quinta da Regaleira e Igreja de S. Pedro são alguns dos muitos edifícios iluminados.
Das artérias iluminadas destaque para a Av. Heliodoro Salgado, Estefânea, Largo Afonso Albuquerque, Volta do Duche, Largo Rainha D. Amélia, Praça da República, Rotunda do Ramalhão, Largo Chão de Meninos e Largo da Feira de S. Pedro.
Para comemorar a quadra natalícia, a Câmara de Sintra organizou, ainda, os “Concertos de Natal”. Uma forma diferente de celebrar o Natal nas igrejas paroquiais do concelho. Ao longo de, praticamente, um mês são recordadas as principais melodias da época.



Uma mulher, de 80 anos, foi brutalmente assassinada na sua casa de Queluz, Sintra, durante um assalto, apurou o CM junto de fonte policial. A idosa, com várias facadas no corpo, foi encontrada ontem pela filha, que alertou as autoridades.
A casa da vítima encontrava-se completamente remexida. A mulher, que morava sozinha, foi vista pela última vez na segunda-feira à tarde. Ontem, estranhando o facto de a mãe não atender o telefone, a filha dirigiu-se ao fim da tarde à sua moradia e foi aí que se apercebeu da tragédia. Chamada ao local, a Polícia Judiciária constatou que a idosa estava morta há várias horas, com profundos golpes de arma branca no corpo. À hora de fecho desta edição, agentes da PJ encontravam-se ainda no local.